sábado, 25 de novembro de 2006

À descoberta de Szczecin

Saí de casa cheia de vontadinha de conhecer e ver tudo e mais alguma coisa. Peguei na máquina fotográfica, num mapa da cidade, no cachecol e nas luvas e lá vou eu. Na recepção encontrei o Rafael (o meu guia particular que me ajuda em tudo e vai comigo onde preciso) de chinelos e fato de treino. As pessoas são muito caseiras aqui. Só vão à cidade se tiverem mesmo que ir! Cada vez que falo em viajar e conhecer toda a Polónia, Republica Checa, etc, olham para mim como se eu tivesse dito a maior asneira do mundo, mas enfim! Perguntei-lhe a nossa localização no mapa e descobrimos que estávamos precisamente atrás da publicidade deste… ou seja, estas ruas não constam no dito cujo.

Mais ou menos (des)orientada lá comecei a palmilhar o terreno. Tentei tirar fotos e descobri que a minha máquina ao frio só tira fotos às riscas!!! Por isso amiguinhos… as fotos que vou aqui pôr são do telemóvel!

Edificios Típicos da cidade... e da Polónia!

Encontrei a primeira rotunda onde supostamente estaria o Galaxia Centrum (já tinha visto este shopping na net ainda aí em Portugal). Achei que seria uma coisa grande e que se veria bem, mas nem vestígios… Então pensei: “se não se vê é porque é pequeno e não interessa” e continuei. Três rotundas depois começo a ver uma torre moderna altíssima que me recordava ser a mais alta desta cidade. Fui ver de perto e descobri o shopping que tanto procurava! O Rafael está há um ano cá e não sabe onde é a localização exacta da mais moderna infra-estrutura desta cidade. Disse-me ainda que era igual ao shopping do Carrefour, aqui perto da residência. Pois… nunca lá deve ter ido porque é muito maior e muito mais giro! Não é o Colombo ou o Vasco da Gama, porque coisas dessas só mesmo em Portugal, com os portugueses a quererem ser sempre os melhores em tudo, mas a construção está fantástica.

Torre mais alta da cidade. O Galaxia Centrum é ao lado

Interior do Galaxia Centrum

Procurei no mapa a localização do parque que seria próximo. Ao abrir o mapa do lado errado descobri que esse era o lado CERTO pois tinha a localização de todas as coisas interessantes para visitar, incluindo o Galáxia Centrum!!! (Carlos já sei o que estás a pensar "Sara, és mesmo triste!). O parque é de facto lindíssimo e um local muito sossegado. Descobri uma estátua que quando a Alicjia a viu no guia que me deram, me disse que seria nos arredores porque nunca a tinha visto na cidade… e ela é de cá! Devo ser eu que tenho muita sorte, pois ainda nem há uma semana cá estou e já conheço tudo! A vista perto do rio também é fantástica! Como só conhecia uma caminho para voltar para casa e já estava a entrar na zona onde o mapa tem publicidade em vez de ruas, voltei para trás, antes que ficasse de noite (anoitece lá para as 3h)! Sei que vos parece um passeio rápido mas acreditem que andei mais de quatro horas a pé... e só parei para almoçar (desta vez á hora portuguesa). Claro que ficou imenso por ver, porque hoje só andei à volta da cidade, mas da próxima vez vou embrenhar-me no centro!


Parque... não se vêm mt bem as cores, mas as folhas são todas amarelas e laranja o que faz um tapete girissimo!
Museu nacional


Academikum Morska (academia maritima)


Para verem como vai a minha popularidade aqui, estava eu numa rua qualquer e aproximava-se uma rapariga loirinha a olhar fixamente para mim. Estranhei mas depois de ela me dizer olá percebi que me devia conhecer, mas não faço a mínima ideia de quem seja. E se ontem me perguntava se as pessoas me tomariam como polaca ou se teria escrito na testa “eu não sou de cá”, hoje tirei as minhas duvidas… 2 pessoas na rua me pediram informações! Claro que não sei sobre o quê, mas fiquei contente com isso.



Para finalizar, a minha nova universidade... não é como a UÉ, mas não está nada mal, pois não? Aquilo que eles têm à frente é uma espécie de lago artificial que está sempre cheio de patos. Existem vários na cidade todos iguais. Tenho que dizer aos construtores para irem a portugal aprender a fazer coisas menos direitinhas e com mais curvas!LOL!

2 comentários:

kaykay disse...

tens razão...Sara, és mesmo triste :P, mas nós ate gostamos de ti ;)! continua a contar-nos as tuas super aventuras...
bjinhos pra Polska gwiazda ;)

Unknown disse...

aquilo não são lagos artificiais, mas depositos de agua no caso de algum incendio, para os bombeiros buscarem a agua

em portugal chamaria-se uma boca de incendio, em szczecin, tem forma de um lago