domingo, 14 de janeiro de 2007

Fim de semana ocupadíssimo

Só notei que era fim-de-semana porque fiquei em casa. Passei o meu tempo a ler artigos, a escrever um, preparar aulas e a estudar umas palavrinhas em polaco. Apesar disso, ainda tive tempo para umas voltas.

Ontem fui ao supermercado e comprei lençóis. É que aquelas coisas de pêlo que a minha mãe me mandou para dormir, são impensáveis… o quarto é tão quentinho que parece verão. Mas a compra dos lençóis foi muito engraçada. Primeiro apercebi-me que vendiam as peças em separado (o de cima e o de baixo) e os tamanhos variavam na largura, mas o comprimento era sempre de 1,60m. Está-se mesmo a ver… esse é o tamanho da cama, porque cá os lençóis não se entalem, aliás nem dá para fazer tal coisa, porque o colchão é pegado à cama. Mas para mim o pior nem é isso. Ponho-me a pensar… como é que um polaco de 2m dorme numa cama tão pequena? Deve ser por isso que não se entala nada… para dormirem com os pés de fora!

A caminha da princesa... muito gira... muito piquena...

Hoje fui nadar mais uma vez. Desejei que não houvesse tanta gente como na quarta e era verdade… só que os que estavam eram miúdos e daqueles completamente dispostos a tornarem a nossa vida um inferno. Os catraios não pararam de se atravessar á minha frente e de me fazerem caretas debaixo de água! Terça-feira vou pedir à Marta e à Ola para me ensinarem a dizer mais uma frase em polaco… “Levas uma cabeçada no céu da boca, que ficas a fazer caretas para a parede”. Bem… se calhar é melhor não. Nunca se sabe se o pai deles não é um armário daqueles grandes ou uma cómoda rústica estilo sec. XVII. Acho que não arrisco!

Hoje era um dia muito importante cá na Polónia. Desde 1992 que o 2º domingo do ano é dedicado à caridade. Ou seja, havia gente a pedir dinheiro em todo o lado! No galáxia havia festa com cantorias e habilidades, tipo karaté, magia e outras coisas. Estava lá a televisão e tudo. À noite havia um espectáculo qualquer com fogo de artifício. Até deve ter sido giro e eles convidaram-me, mas estava tão moída da natação e ainda tinha tanto para fazer que não fui. Prometi que ia para o ano.


Tão a ver... era o dia disto... só não sei o que é isto!

O que acho engraçado quando vou na rua é as crianças pequenas. Daquelas mesmo pequenas quando começam a andar. Elas só por si já são engraçadas, mas a falarem já esta língua tão complicada superam todas as expectativas!!! Assisti a uma discussão entre uma pita de 2 anos com o irmão de 5 (idades aproximadas), por causa de um balão e fartei-me de rir… falam melhor que eu!!!!!!! Nesta idade já têm uma aparência completamente polaca. As meninas já são muito bonitas, loirinhas e com os seus olhitos claros. Os meninos já mostram que quando forem grandes… vão ser mesmo GRANDES!!!

Sem comentários: