segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Vinho do Porto

A minha primeira apresentação… era curta e apenas para o grupo, que acabou por se resumir à Ewa e à Ala! Ainda assim cheirava-me a avaliação e não me enganei. Mas correu bem e as perguntas que a Ewa me fez no final vão ajudar a desenrascar-me quando me fizerem perguntas nos congressos.

Ao fim do dia fui ao supermercado comprar comida. Na parte da fruta, por cima estão cartazes com os preços e a bandeira correspondente ao país de onde vem a fruta. Sempre disse a mim mesma que no dia em que visse lá uma bandeira de Portugal comprava… fosse lá o que fosse! Andava perdida naquelas prateleiras e apeteceu-me de repente uma garrafa de vinho. Só uma curiosidade, aqui as bebidas alcoólicas são pagas lá dentro… eu explico… as prateleiras são fechadas e têm caixas nas pontas e depois na caixa principal só se apresenta o talão. Bem, vou ás ditas prateleiras e eis que tenho uma visão… brilhava e serenamente me chamava… “Sara, chega aqui… anda… vê-me!”. Uma garrafa de vinho do Porto. Lá tinha a bandeira Portuguesa por baixo e o rótulo era mesmo em português! Sim, nada dessas coisas importadas às quais depois se põe um rótulo na língua do país! Não… era mesmo português! Trouxe logo uma garrafa e sabe mesmo bem… o belo do tintol português.

Passo a descrever o momento… a garrafa esperava-me fresquinha no frigorífico! Pego nela, mas dá luta… desmonto a prateleira do frigorifico e finalmente sinto-a nas mãos… dá luta outra vez… dez minutos depois consigo tirar os plásticos todos e eis que ouço o delicioso som oco do saltar da rolha… sinto o aroma… hummm… Portugal! Levo o copo à boca (na verdade era uma caneca, que copos não constam na minha tralha caseira, mas achei mais bonito escrever copo) e sinto aquele delicioso e tão característico sabor do vinho do Porto. Gostaram da descrição? Ficou tudo cheio de inveja? Tão vá… toca tudo a comprar uma garrafinha. Até parece que me pagaram para fazer publicidade. Já tenho como ganhar mais uns trocos… ou isso ou a fazer novelas mexicanas!

Sem comentários: