sábado, 21 de abril de 2007

Ainda no supermercado

A entrar no sexto mês da minha estadia aqui, as prateleiras do supermercado ainda me surpreendem. Todas aquelas caixas coloridas com algo duvidoso dentro metem-se comigo e chamam-me a atenção. Ontem fui comprar arroz. Já tinha reparado que a maior parte vinha em caixas e não em pacotes, mas o que eu não sabia era que por dentro vinham em saquinhos divididos em doses individuais!
Questão nº1: Ou as polacas não têm jeitinho nenhum para a cozinha, ou as caixas são feitas a pensar nos solteirões. Mas e então como é que fica aquele hábito de medir a água consoante o arroz? Põe-se a água dentro do saquinho? Cá para mim eles atiram aquilo tudo lá para dentro e come-se como sair!
Depois há aquelas caixas que têm peixe cru lá dentro, envolto numa mistela qualquer que só se poderia saber o conteudo por espectroscopia, e maionese, que até nem têm mau aspecto... mas só me enganaram uma vez! Aquilo para mim é intragável!
Questão nº2: O nosso paladar depende da educação ou será inato? Quero dizer, será que se eu tivesse nascido cá conseguiria comer aquelas coisas? Ou simplesmente nasci sem gostar daquilo e pronto? Não faço a mínima ideia, mas se for o primeiro caso fico muito contente por ser portuguesa e por saber e gostar de comer um bom peixinho grelhado!
Na fila para pagar, à minha frente, estava uma polaca boazona, daquelas que os rapazes me pedem para lhes levar no Natal! Pronto, estão a ver... alta, magra, loira, de olhos claros, etc... As compras dela eram pão, bolos, doces, batatas fritas e cervejas!
Questão nº3: Como já disse antes aqui não há almoço, o que significa que os polacos passam a manhã inteira a comer pão, bolos e bolachinhas. Quando finalmente comem a refeição quente a maior parte das vezes são fritos, pizzas e outras coisas piores... Euzinha aqui opto mais pela fruta e iogurtes e quando como em casa faço coisas à portuguesa, sem 3kg de gordura nem molhos. ENTAO PORQUE É QUE ELAS SÃO TODAS MAGRAS E EU NÃO?????

3 comentários:

Ana / Paula disse...

Sara, como eu te compreendo!!! :)

cube disse...

E eu:)

Anónimo disse...

Olá Sara,

1) Há polacas que até sabem cozinhar! Podem não ser muitas, mas existem! O arroz de que falas também se vende em Portugal (pelo menos a Uncle Ben's tem) - basicamente atira-se o saco para dentro de uma panela com água a ferver, espera-se 10 minutos, tira-se o saco e temos arroz sem sabor que nunca fica colado ao tacho! Acho que é popular entre os estudantes. Mas se procurares bem, também encontras do "nosso"

Em relação às caixas com o peixe e a maionese também comprei uma vez por engano. Jurei que nunca mais!

2) Que saudades de um peixinho grelhado, comido perto do mar!

3) Elas são todas magras porque nunca jantam... pronto os genes devem ajudar um bocadinho... mas a verdade é que não jantam!