quarta-feira, 4 de abril de 2007

Wielkanoc / Páscoa

Correndo o risco de isto ir parecer uma composição da escola primária, que se fazia logo a seguir a picotar (adoro esta palavra... quando for grande quero ser picotadora profissional), vou contar-vos um pouco das tradições polacas nesta altura do ano.
No sábado de Páscoa as pessoas vão à igreja com um cestinho cheio de pão, manteiga, queijo e claro, ovos pintados. Para os que não têm avós fantásticos como eu, que ainda hoje me pintam os ovinhos para me oferecerem, eles não são pintados com tintas... nada disso. Os ovos são cozidos com cascas de cebola, que lhes dão a cor castanh/amarelada, ou com umas plantas silvestres que os tingem de roxo. A tonalidade obtida depende do tempo da cozedura, quanto mais cozidos mais escuros. Adiante... o cestinho abençoado na igreja serve para o pequeno-almoço do dia de Páscoa.

Uma outra tradição passa por comer Żurek, uma sopa branca feita com natas, salsichas e ovos (pois quando me contaram também fiz essa cara de susto). Os bolos tradicionais são o Mazurek (com geleia por dentro), Makawiec (com sementes de papoila) e Babka, que não tenho a certeza mas penso que se assemelha ao nosso folar. Quando provar depois conto a que sabem, sim é que aqui só se vendem na sexta e no sábado.

A outra tradição que me parece interessante é o Śmingus-Dyngus. Na segunda feira a seguir à Páscoa, feriado na Polónia, toda a gente que sai à rua é sujeita a umas boas bisnagadas de água. E não pensem que é coisa de criança, pois os adultos também gostam da brincadeira. Chegam até a levar baldes cheios para a porta da igreja para molharem quem vai à missa! Claro que tudo isto tem um propósito... a água é deitada para dar sorte. Assim é comum desejar-se "Mokrego Śmingus-Dyngus", ou um dia molhado. São uns malucos estes polacos... quem diria!

Quem me passou estas informações foram as minhas alunas que na Páscoa do ano passado estavam em Portugal. Pegaram na sua cestinha e foram com a comida para a missa. Muito chocadas contaram-me que só estavam 3 pessoas na igreja... pois meninas, sábado de páscoa é assim e mesmo no domingo, metade dos que lá estão são obrigados a ir!

3 comentários:

mz disse...

Querida Sara, embora não te conheça deixo-te aqui um beijinhos, dado que estou a cuscuvilhar o teu blog :)
Boa Páscoa,
Ana

Anónimo disse...

Bonito! Na segunda-feira vou atirar baldes de água a todos os Polacos que me apareçam à frente. Para dar sorte...

PS - Gostei da "composição".

Anónimo disse...

Boa ideia tiagowski e se avançarem para ti de punho no ar diz-lhes que estás só a cumprir a tradição! Eheheh... vinga-te neles todos.

Ana cuscuvilha à vontadinha.

Boa Páscoa aos dois!