sábado, 26 de janeiro de 2008

Gripes e constipações

As pessoas andam doentes! À minha volta, não só no trabalho, mas no ginásio e nas ruas, é só narizes vermelhos e a pingar, tosse e afins. Sinceramente, das pessoas que conheço sou quase a unica onde a gripe ainda não chegou! E dizem eles coitadinha de mim que não estou habituada ao frio... se calhar até estou mais que eles! A verdade é que a maneira de lidar com estas má disposições de inverno é bem diferente aqui e em Portugal. Quando me começava a doer o corpo, a garganta ou a febre espreitava, enfiava-me na cama, bebia um chazinho com mel (ou com cascas de cebola...blhac) e no dia a seguir já estava boa e pronta para outra. Outras vezes recorria à automedicação, pois sempre achei que há doentes que precisam mais do tempo do médico que eu. E quem nunca fez isto que atire a primeira pedra. O povo português é assim... quase autosuficiente (só nas constipações!!!)! Por aqui a coisa é bem diferente. Mal dão o primeiro espirro correm para o médico. O tempo de espera na fila é tão grande que quando chega a vez já estam mesmo doentes. Depois de levarem um raspanete do/a médico/a porque estão magros ou gordos, depende do caso, saem sempre de lá com uma receita escrita do cimo ao fundo. Na farmácia esvaziam-lhes os bolsos e enchem-lhos com tudo e mais alguma coisa. Felizmente, ainda não passei por isto, mas já vi vários colegas e amigos carregam o seu saquinho de medicamentos, maior que o da minha avó, de um lado para o outro. Já a morrer de curiosidade lá perguntei a um para que era tanta coisa. Ora, então... este é para a garganta, e estas pastilhas também... estes e estes são vitaminas, este é para a febre... este é para desentupir o nariz... este é ácido fólico porque o médico viu que eu tinha uma pinta branca na unha (?!)... ah... e mais este pó é para dissolver e acompanhar com tudo o resto... Hmmm pensei, muito bem! No gozo disse-lhe, e não te receitou nada para o estomago? É que com tanta coisa vai-te doer de certeza! Ela pensou que eu estava a falar a sério e ficou pensativa, pelo que lhe tive de dizer que estava a brincar e desejar-lhe boas melhoras!
Digam lá o que disserem, penso que a automedicação ainda é melhor tomar 5 ou 6 caixas de tudo e mais alguma coisa! O melhor mesmo é nem ficar doente... pelo menos não por aqui!

1 comentário:

Anónimo disse...

eh!eh!eh!!viva os C-gripes,antigripines e etc...ah e o bom do nimed....esse meu fiel amigo...bjinhos e espero sinceramente que nunca fiques doente.
bjinhos
ISabel Belo