sexta-feira, 21 de março de 2008

Páscoa

A 3 dias da Páscoa, sexta feira santa em portugal, cá estou eu... no trabalho, sem fazer nada confesso. Não sei porque é que nao decretam feriado este dia de uma vez por todas. As pessoas vêm mais tarde, saem por volta do meio dia e passam a manhã na conversa... isto claro os que vêm!!! Este ano ainda inventaram uma nova... as mulheres nao têm que trabalhar hoje, para ficarem em casa a fazer os bolos!!! Eu como os unicos fornos em que mexo são os do laboratório, cá estou! A fazer bolos de nanotubos.
Ontem na minha aula de polaco as minhas alunas/professoras contaram-me as tradiçoes polacas da Pascoa. No domingo de amanha as pessoas põe a comida do pequeno almoço desse dia num cestinho, especialmente os ovos, e levam à missa para serem abençoados. Fartei-me de rir quando elas me contaram que quando estagiaram em portugal passaram lá a páscoa e levaram ovos no bolso à missa!!! Nao queriam parecer parvas pois em portugal nao há esse costume, então desenrascaram-se e levaram escondidos. Eu sabia que elas tinham alma portugesa... esta coisa do desenrasca!
Outra tradição que eu gosto é a da segunda feira molhada. Na segunda feira é feriado cá (tudo trocado). Mais uma vez as pessoas vão à igreja e em todo um lado se arriscam a levar um banho de água. Há quem diga que se deve atacar os outros com pequenas bisnagas de água (vendem-se no supermercado em forma de ovos coloridas), mas a verdade é que os há que andam com baldes de 5l atrás e despejam tudo para cima da mesma pessoa. Há ainda os que mandam baloes de água pela janela. As quantidades são absurdas e chega-se sempre a casa a pingar mesmo. Estou a pensar seriamente em aplicar esta tradição à minha irmá e acorda-la assim...

Zdrowych, wesołych i pogodnych świąt Wielkianocnych , smacznego jajka i mokrego Dyngusa... que é como quem diz Feliz e boa páscoa, bom apetite para os ovos e uma boa segunda feira molhada!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma coreccao - Tinhas dito: que : "o domingo de amanha as pessoas põe a comida do pequeno almoço desse dia num cestinho, especialmente os ovos, e levam à missa para serem abençoados" - o cestinho leva se a missa no sabado e alem de ovos tem que estar chourico, pao e sal :)

E de verdade pela primeira vez tou ouvir sensacao que mulheres nao trabalham na sexta pq tem que fazer bolos, esta foi boa :)
Cumprimentos