quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ataque virtual

Ontem acordei e não havia electricidade. Estava tudo coberto de branco e lembrei-me logo que alguma árvore tivesse caído em cima de um poste. Como não sabia se na Universidade se passava o mesmo fiz tudo normalmente e já ia a sair quando me liga a Carla a dizer para ficar em casa. O problema deveria ser resolvido por volta do meio dia, mas como não havia certezas tinhamos o dia livre. Contente da vida despi imediatamente o casaco.

O meio dia chegou mas de electricidade nem sinal. Com um frio de rachar lá fora, não havia absolutamente nada para fazer!!! Descobri que a nossa vida sem luz não é nada! Sem musica, sem net, sem TV, sem telemoveis (um sem bateria e o outro sem rede) senti-me completamente isolada do mundo. Tentei ler qualquer coisa mas a impaciencia era mais que muita e foi pior.
Como do inicio do próximo mes vou dar umas voltas pelas cidades vizinhas, decidi ler o meu guia da Polónia. Comecei pela história deste país. Fiquei surpreendida quando descobri que a Polonia só obteve a completa independendia e democracia em 1989, ja era eu nascida. Tambem me dei conta que esta cidade pertenceu à Suécia, à Prussia e sobretudo à Alemã durante dezenas de anos, até que em 1945, quando a II guerra mundial acabou, foi finalmente tomada pelos polacos. A minha imaginação mais que fertil começou a pensar... “ e se os alemães quisessem a cidade de volta? Se durante anos foi alemã é normal que eles a queiram de volta”. Esta seria a oportunidade ideal. Cortavam a electricidade, isolavam-nos todos, ninguem conseguia comunicar com ninguém e era mais facil tomarem a cidade. Dei continuação à historia e comecei a pensar quais seriam as minhas hipoteses de me safar dessa situaçao. Tendo em conta que não falo muito polaco das duas uma... ou era a primeira a safar-me por não ser de nacionalidade polaca, ou estava completamente lixada porque nem daria conta do que estava a acontecer.
Decidi então dar uma volta lá fora e aproveitar os raios de sol enquanto os havia, pois eram já 15h e luz nada. Ao caminhar pelas ruas percebi que as pessoas estavam normais e descansadas. Para elas tinha sido apenas mais um dia. Um dia bom, em que não tinham trabalhado e que podiam sair com amigos, namorados ou familiares e apenas conversar. Estava tudo fechado! Lojas, cafés, supermercados... apenas alguns quiosques de jornais abriram ao publico. Não havia semáforos e o transito estava um caos em certos locais.
Depois de descansar a minha imaginção e perceber que a alemanha não estava a atacar-nos (?!) fui para casa descansada e com esperança de que não anoitecesse sem a electricidade voltar. Cheguei e sentei-me à janela a ler, e aproveitei os raios do sol que tinham espreitado. Finalmente relaxada embrenhei-me na leitura e quando dei por mim havia um barulhinho la no quarto. Não é possivel... será o frigorifico? Era! Aquela por quem eu tanto tinha esperado tinha finalmente regressado! E a julgar pelo tempo no relógio já faziam uns 10 minutos desde a sua volta e eu sem dar conta. Acho que este final traduz bem aquilo que a electricidade representa hoje em dia para nós. È fundamental e faz-nos sentir despidos na sua ausencia, mas depois de nos habituarmos, aprendemos a estar sem ela acabando por aproveitar para fazer coisas que com ela não temos tempo.
Outra conclusão é: “Mas em que raio de país de 3º mundo é que eu estou, que demoram mais de 12h a consertar o que quer que seja”!!!!!!!!!!!!!!!

4 comentários:

Rui Vilela disse...

Ontem os meus sogros contaram-me que na zona de Szczcin caiu tal tempestade de neve, que destruiu uma parte da infraestrutura eléctrica da região. E para as pessoas não pensarem que o país estava em guerra, a polícia esteve na rua com altifalantes para apelar à calma :).

Basurpo Noro disse...

É a neve e as cegonhas que provocam "apagões". Há que ter cuidado com elas... Elas andam aí...

Anónimo disse...

Olá, gostei muito da sua reportagem.
No mesmo tempo passei uns dias de férias na pequena cidade de Misdroy.
Sou alema ainda estudando portugês e mandei a matéria a uns amigos no Brasil.
Karin

Anónimo disse...

Rui,
Nao dei pelos anuncios da policia, talvez tenha sido no centro da cidade. Se calhar ainda bem que nao dei, pois com o meu polaco nao os ia entender e ai entao é que ia ficar preocupada!

Karin,
Fico contente por haver pessoas de todo o mundo a lerem as minhas historias. Eu acho que seus amigos vao achar que eu sou um pouco louca, mas nao faz mal.

Obrigado pelos comentarios e beijinhos a tds