domingo, 13 de julho de 2008

Olhos em bico...

... os meus, por incrivel que pareça!
Eu explico! A chefe contratou um post doc chines para vir trabalhar connosco. Eu imaginei a pessoa, experiente, pois já é doutorada, madura e adulta! Mas não Sara! Neste grupo deve haver uma regra qualquer secreta, que diz que só se podem contratar crianças (sim, eu também fui contratada... e sim, provavelmente não era melhor que eles quando cheguei... mas evolui e depressa).
Desta vez está a ser o máximo... um chinês que nunca antes saiu da China! Habitos à mesa não existem pois segundo a tradição chinesa se não se fizer barulho a mastigar significa que não se gosta! Comer com talheres também não é facil para ele e no supermercado... bem... aí já lá perdi a minha paciencia toda! É tudo demasiado estranho para ele. Além disso ele pergunta por coisas que eu nunca ouvi falar! Eu esforço-me por ajuda-lo o mais que posso, mas a comunicação nem sempre é facil!
No primeiro dia, talvez cansado da viagem, repetia as mesmas perguntas 3 vezes! A melhor conversa que tive com ele foi sobre futebol (atenção, que por esta altura já lhe tinha dito umas 3x que eu era portuguesa). Falavamos das diferentes selecções europeias quando ele me sai com
Chen - Pois e há outra selecção também muito boa, a Portuguesa
Eu (muito surpreendida) - a sério? tu achas a selecção portuguesa boa?
Chen (achou que eu não estava a ver bem a coisa) - Sim. É uma naçãozinha ali ao lado de Espanha!
Eu, entre gargalhadas - estás-me tu a explicar onde fica Portugal? A mim?
Chen - Sim. É um país pequenino mesmo ao lado de Espanha!
Eu, pela quinta vez - Eu sei!!!!!!! Esse país pequenino como tu lhe chamas é o meu país!!! Eu sou portuguesa!!!!
Chen - A serio? Pensei que eras polaca!!!
Percebem quando eu digo que temos problemas de comunicação? Ele simplesmente não me entende!!!! E gostei da descrição da naçãozinha ali ao lado de Espanha! Pelo menos sabia que existiamos!

Sem comentários: