terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dia 2 - Gdansk

Depois de uma noite bem dormida e de um fantástico pequeno almoço polaco, lá parti eu cheia de energia em busca de novas aventuras... que não tardaram muito. Estas 3 cidades costeiras são ligadas por uma linha de comboio semelhante ao comboio da linha, em Lisboa. Para não correr riscos perguntei na recepção do hotel onde e como comprar bilhetes. A senhora disse-me que existia uma maquina na propria plataforma, muito simples e em ingles, portanto eu não tinha que me preocupar que nem sequer precisava de por em practica o meu polaco. Cheguei então à pequena estação e reparei que a maquina tinha apenas um aviso qualquer em alemão. Consegui entender que estava fora de serviço! Boa pensei, mas deve haver mais. Mas não havia! Aliás a estação, por se situar nos arredores não tinha mais que uma plataforma. Sendo domingo tudo parecia fechado em volta. Como boa portuga que sou pensei em ir sem pagar até à proxima estação e comprar o bilhete lá. Não foi preciso, pois depois de seguir um casal polaco descobri uma barraquinha que não lembra ao diabo que vendia bilhetes (afinal sempre pratiquei o polaco).
Vendo bem nem foi grande aventura... Esperei 20 minutos e a estação encheu-se de gente. Nos paineis surgiu a inidcação que o comboio chegaria em 5 min... depois 4 min... 3... 2... e quando passou a 1 min. a multidão de gente levantou-se e aproximou-se da beira da linha. O comboio já se via lá ao fundo. O comboio aproximava-se. Finalmente, pensavamos todos, que o friozinho que se fazia sentir não era muito agradável. O comboio passa! Diz adeus! Não abranda! Não pára! Calmamente os polacos voltam todos aos seus lugares, como nada se tivesse passado. Então não barafustam, pensei? Se o comboio não passa para quê pôr a indicação que vai passar? Sou só eu a achar que isto por aqui é tudo um bocado desorganizado? Passados outros 20 minutos lá vem o comboio, que pára e me leva a Gdansk.
A cidade é engraçada. A parte interessante concentra-se em meia duzia de ruas no centro, pelo que se vê em algumas horas. Tem 2 canais que a atravessam e confesso que por isso e pela a arquitectura de algumas construções me fez sentir um pouco em Amesterdão. A avenida principal, pedestre é fantástica! Vale a pena um belo passeio por ali. Não fui ao porto ver as gruas, mas consta-me que é só isso mesmo... gruas!

Ainda fui até ao shopping no final, pois ao final da tarde faz um friozinho desagradavel e já so se está bem debaixo de tecto. De regresso a casa parei novamente em Sopot por 2 coisas importantes. Para ver a cidade à noite, iluminada e para comer mais uma das melhores waffles do mundo! Impossivel resistir. Maiores, a massa é melhor, sempre quentinhas e podemos pôr uma infinidade de coisas por cima! De chorar por mais!

Sem comentários: