sábado, 9 de maio de 2009

Depois da bonança...

... também vem a tempestade.
Depois do belo fim de semana em Edimburgo cheguei e fui directamente para o trabalho. Descobri que afinal a carteira não tinha ficado esquecida em cima da mesa no meu gabinete. Sim, passei o fim de semana todo com uns pounds que tinha posto na mala mas sem carteira e um bocadinho a viver às custas dos outros. Comecei a achar que a tinha perdido. Procurei em todo o lado. Lembro-me exactamente da ultima vez que a vi e que foi ali naquele gabinete. Virei a mala do avesso e nada. Procurei em todos os locais que a pudesse ter perdido entre aquele gabinete e o aeroporto. Liguei para todos os locais. Nada! Oficialmente perdida.
Fui ouvindo histórias que me confirmaram o civismo polaco ou a falta dele... não existe gabinete de perdidos e achados, simplesmente porque as pessoas se encontrarem alguma coisa deitam fora. Ouvi muitas vezes "perdeste a carteira? se foi na rua esquece. tiram-te o dinheiro e espalham-te os documentos e cartões por vários caixotes do lixo". Fui ao banco e cancelei tudo. Nada tinha sido mexido.
Fui à policia. Descobri que a policia é igual em todos os lados. Empataram-me de uns para os outros até que cheguei a um comandante. Levou-me para o gabinete dele, partilhado com mais 3. Pela limpeza nas mesas e a falta de papeis, notava-se que trabalho era coisa que ali não entrava muito. O gabinete estava vazio. Um computador velho e desligado tinha um ar abandonado. O senhor era muito simpático... ao menos isso... Claro que fui com uma colega que serviu de interprete. O senhor lá disse que iamos preencher um papel. Começa á procura e diz que não tem caneta... ah bom... então trabalha-se mesmo a sério por aqui. Tive que lhe emprestar uma. Preenchemos tudo e ele sai para por um carimbo. Demora 10 minutos para voltar, entrar no gabinete ao lado e por o carimbo aí...
Entre os documentos perdidos estava o meu cartão de estudante. E apesar do papel da policia provar que eu sou estudante, o papel não é aceite por exemplo, para comprar bilhetes de comboio para estudantes... como um polaco me disse na altura... "Polónia queres o quê?"

Sem comentários: