domingo, 10 de maio de 2009

Regresso aos exames

Na Polónia para se obter o grau de doutor é preciso passar 3 exames. Inglês, engenharia química e economia. Os alunos é que vão falar com os professores que pertencem à comissão de cada exame e com muitas vénias pedem-lhe se o exame pode ser tal dia, tentando conjugar as agendas (des)ocupadas dos professores.
Do exame de inglês nunca tive medo e sempre achei que eu falava melhor que eles todos juntos... o que não é preciso muito. Relaxei ainda mais quando descobri que na comissão de inglês, constituída por 4 professores só um era mesmo professor de inglês. Polaco, mas com um inglês excelente e um sotaque bastante britânico. Não me assusta também pois eu propria tenho aulas com um britânico e ele diz que para eu ter confiança. Tudo bem. Temos a estrutura do exame, curto, com várias componentes (oral e escrito), e aí vamos nós na próxima terça feira.
O bico de obra vem depois... economia! Mas porque raio é que eu, química a tirar doutoramento em física, tenho que nesta altura do campeonato estudar economia? Mas ok... por email o professor responsável manda 10 capítulos de 2 livros que devemos estudar. Em inglês... boa! O pior foi encontrar esses livros... Então não é que o senhor foi logo escolher dois livros que não existem em nenhuma biblioteca da cidade? A Carla já falava em compra-los, mas eu recusei-me a desistir. Perguntámos se podíamos ir falar com o professor. Provavelmente ele terá os livros, ou como saberia os capítulos? Resposta pronta dos polacos "perguntar ao professor? estão loucas? os professores não gostam disso!!!". Ah bom, então aqui o ir procurar o professor, quer para tirar duvidas, quer para pedir ajuda é uma coisa má. O mostrar interesse na cadeira e em estudar não conta! Bom mesmo é os alunos não chatearem muito e perfeito é ve-los só no dia do exame e nunca mais... Agora entendo por que é que este país não anda para frente. Por que é que a população tem certos comportamentos. Porque aqui quem tem uma posição é rei... rei de nada, mas rei! Tem nome e recebe vénias. Ser professor não é uma profissão, é um posto. Porque no tempo deles os professores também eram assim e eles sofreram com isso, logo os alunos de agora devem passar exactamente pelo mesmo! Evolução? Nah... estam bem assim...
Ao fim de muito esforço, de ouvir da boss que este era um problema nosso e que ela não queria saber, de pedir ajuda a amigos pois que o inglês é coisa ainda raramente falada... lá encontrei numa base de dados os livros... em Poznan, numa cidade aqui próxima.
Podíamos simplesmente ter ido bater à porta do professor e pedir uma cópia... mas não... pagámos os bilhetes do nosso próprio bolso, perdemos um dia mas lá fomos copiar os livros a mais de 200km daqui... Agora já os temos!

Sem comentários: