terça-feira, 27 de outubro de 2009

Oxford

O sexto meeting do meu projecto foi há umas semanas atrás em Oxford. Não levava grandes expectativas e andei tão atarefada até lá que nem me preocupei muito em saber antecipadamente o que me ia esperar. Ainda bem... a surpresa foi bem agradável.

Muita gente julga que é um dos lugares com mais génios por metro quadrado. Eu tinha mais em mente que era o sitio com mais narizes empinados por metro quadrado. Nem os outros, nem eu, nos enganamos. Há dos dois. As instalações na parte das ciencias são optimas sem duvida. Há dinheiro para tudo o que de certeza ajuda. Mas há muita gentinha reles por lá a achar-se o melhor do pedaço só por trabalhar ali. Quando na verdade o que se precisa é de sorte ou de uns pais ricos (se for para estudar).

No entanto, a cidade é mágica. Os edifícios são todos antigos mas bem tratados e com ar de novos. Ou seja, parece que foram acabados de construir e portanto sente-se que se viajou no tempo. Aquele ar de país encantado também está todo lá. Senti-me sempre como se estivesse no filme do Harry Potter. A verdade é que parte dos filmes do Harry Potter foram mesmo ali filmadas. Vi a sala gigante de jantar e a escadaria onde Dumbledore faz o seu discurso (bem mais pequena que o que parece no filme). A cada esquina se espera que surja um feiticeiro com a sua capa preta e varinha de condão.

Para completar o cenário, até se pode encontrar a loja da alice do país das maravilhas, onde se vendem doces, peluches, cartas, e outros acessórios que só conhecemos dos desenhos animados.

Ficamos hospedados num (entre dezenas) dos colégios de Oxford - Mandsfield College. A sala do pequeno almoço fazia-nos continuar a sonhar com feiticeiros e afins. A mim no entanto fazia-me acordar quando os empregados de mesa polacos me vinham arranhar os ouvidos com o seu inglês estranho (que afinal não me é nada estranho). Também fiquei contente por pertecncer ao grupo dos que tinham um quarto na ala nova e não na do século passado. Pelos vistos o colégio era lindíssimo por fora, mas houve bastantes queixas acerca do cheiro, do pêlo das carpetes e do estado pútrido da mobilia. Mas isso até faz parte certo? Digo eu que não tive que lá dormir 5 noites.

O encanto também escapa um bocadinho quando a seguir a um passeio na cidade se vai para um pub beber cerveja e comer fish and chips. O que não quer dizer que não é bom voltar à realidade.Principalmente quando a cerveja é caseira.

Como sempre deixo as fotos, para meter inveja ;)


Sem comentários: